Ficar com pele lisinha, livre dos indesejáveis pelos é um sonho para a maioria de homens e mulheres. Culturalmente pele lisinha é mais bonita e higiênica. E hoje contamos com tecnologias que fazem a eliminação do pelo matando-o desde de a raiz de forma rápida segura e confortável. Durante o tratamento de depilação com Luz Intensa Pulsada (IPL) a exposição ao sol deve ser evitada, pois o tratamento é contraindicado para peles bronzeadas. As estações outono e inverno correspondem a melhor época do ano para fazermos o tratamento de forma segura e eficaz.
Além da questão estética, o fim dos pelos garantem para muitas pessoas mais conforto e bem estar, principalmente para quem sofre com os pelos encravados. Como a depilação definitiva elimina o pelo desde de a raiz, temos também como resultado o fim da foliculite e clareamento da área que normalmente apresenta as manchas originárias do processo inflamatório.
É importante ressaltar que o termo Depilação Definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pelo. Normalmente o resultado da depilação com Luz Intensa Pulsada dura de seis meses a um ano e cerca de 80% dos pelos desaparecem para sempre. O resultado satisfatório é obtido com a manutenção do tratamento, ou seja a realização de sessões mais espaçadas conforme a necessidade de cada cliente. Em alguns casos há 100% de sucesso, obtido através da manutenção. A eficiência do resultado depende de fatores como: fase do ciclo piloso que é uma característica de cada pessoa, espessura, cor e profundidade do pelo, a região a ser tratada, estado hormonal e número de sessões realizadas. Sendo quanto mais grosso e escuro for o pelo mais fácil do mesmo ser eliminado. Pois a luz é absorvida pela cor, ou seja pelo pigmento do pelo, a luz emitida identifica a cor e age sobre ela destruindo parte de suas células. Por isso a Epilação é contra indicada para peles bronzeadas, pois os equipamentos não distinguem a melanina da pele da coloração do pelo, trazendo riscos como queimaduras e manchas. Durante o tratamento não é permitido a exposição solar, recomenda-se evitar o sol um mês antes e durante todo o período do tratamento. Essa precaução evita danos a pele e garante maior eficácia. O mesmo cuidado deve ser tomado na peles mulatas e negras, normalmente o profissional faz um teste de sensibilidade em uma pequena área antes de fazer todo o procedimento, com isto é verificado se o cliente pode realizar o tratamento, evitando assim as possíveis reações adversas.
A maior preocupação dos clientes é em relação a dor, hoje existem equipamentos modernos que possuem um mecanismo de resfriamento da ponteira tornando o procedimento menos dolorido. Existe também a alternativa para clientes mais sensíveis de aplicar um anestésico tópico na região, lembrando que para ter efeito esta aplicação deve ser realizada pelo menos 30 minutos antes do procedimento e sempre procure o profissional capacitado para indicar o medicamento adequado. Após o depilação com Luz Intensa Pulsada pode ser utilizado máscaras calmantes e descongestionantes que irão aliviar a vermelhidão e sensação de ardência.
Rafaela Pereira
Especialista em Cosmetologia e Estética