A água é um dos componentes mais importantes para um bom funcionamento dos tecidos e consequentemente para sobrevivência das espécies. E se tratando da pele a carência de água pode prejudicar sua função de barreira e ocasionar o desenvolvimento de inúmeras patologias. A carência de água pode tornar a pele fina, áspera e sem elasticidade.
A pele do corpo humano possui um teor médio de água de 60 a 70%. Todas as partes da pele tem grande quantidade de água, tanto dentro das células como fora delas. Esta água é importante para respiração, realização das funções químicas e fisiológicas, manter a flexibilidade, elasticidade e maciez da pele.
A hidratação também é responsável por aumentar consideravelmente a permeabilidade, favorecendo a absorção percutânea dos princípios ativos encontrados nos cosméticos de tratamento. A camada córnea, ou seja, a camada mais externa da nossa pele é a principal responsável por manter o nível de água em todos os níveis de camadas da pele. Se ela estiver funcionando de forma inadequada, a perda de água pode ser muito grande, levando o ressecamento da pele.
Importante destacar a diferença entre pele SECA e pele DESIDRATADA:
– Pele SECA é aquela com falta de água e umectação adequada nas células em todas as camadas da epiderme. A causa do ressecamento é normalmente atribuída ao um desequilíbrio funcional da camada córnea que a exerce a função de uma barreira especializada em proteger organismos contra a permeação de substâncias, ação de microrganismos e a controlar a perda de água transepidérmica. Pessoas de pele seca possuem poros imperceptíveis e comumente sofrem com as alterações climáticas.
– Pele DESIDRATADA é a falta de água na camada da derme, portanto, peles oleosas também podem se apresentar desidratadas.
Tanto a pele seca quanto a pele desidratada sofre com o envelhecimento precoce que acarreta em uma pele mais flácida e com linhas de expressão aparentes. Sendo assim antes de iniciar um tratamento para rejuvenescimento, a pessoa que estiver com a pele SECA ou DESIDRATADA tem que começar com um tratamento para hidratação e recuperação da pele. Saiba que, o primeiro passo para manter uma pele hidratada é bebendo muita água, ingerindo frutas, verduras e legumes que também contribuem para hidratação do nosso organismo. E o segundo passo é uso diário de cosméticos com bases biocompatíveis, ou seja, que contenham na sua composição óleos e manteigas vegetais ricos em ácidos graxos que são semelhantes aos da composição do manto hidrolipídico da nossa pele, fazendo a recuperação da pele e consequentemente evitando a desidratação cutânea.
O clima também pode prejudicar a hidratação da nossa pele. No inverno devido a diminuição da umidade relativa do ar e o ar frio e no verão temos o sol intenso que também resseca a pele e provoca o fotoenvelhecimento. Para evitar essas agressões o uso contínuo do protetor solar e cosmético hidratantes é uma regra diária. Os lábios que também sofrem com o clima ficando trincados e rachados merecem batom e protetores labiais com fotoproteção.
Só os bons momentos devem marcar a nossa vida, as rugas não! Cuide de quem você mais ama, você mesmo!
Rafaela Pereira
Especialista em Cosmetologia e Estética