A microcorrente, também chamada de MENS (Microcurrent Electrical Neuromuscular Stimulation), é um tipo de eletroestimulação que utiliza correntes de intensidade na faixa de microampères.
Por essa razão, essa corrente não ativa as fibras nervosas sensoriais subcutâneas, por isso a pessoa que a recebe não têm nenhuma percepção da sensação de formigamento tão comumente associada com procedimentos que utilizam correntes elétricas. Sendo assim, a microcorrente não causa ao paciente nenhum desconforto, sendo totalmente segura e indolor!
Essa corrente tem o poder de aumentar o metabolismo das células em até 500% acelerando o processo cicatricial e por isso também é capaz de estimular o realinhamento das fibras colágenas e potencializar a circulação, sendo indicada para tratamento de estrias, linhas de expressão, acne ativa em processo inflamatório, olheiras, tratamentos de rejuvenescimento e para o pós-operatório em cirurgias plásticas.
O uso da MENS na estética é amplo e seu objetivo é ativar o metabolismo celular e tecidual, melhorar o tônus tecidual e muscular, aumentar a produção de colágeno pelos fibroblastos reduzindo dessa forma a flacidez cutânea, melhorar a circulação sanguínea a linfática, melhorar o aspecto de olheiras, acelerar a reparação dos tecidos e também tem ação bactericida e anti-inflamatória, sendo uma excelente alternativa para ajudar no tratamento de acne.
Além disso, a microcorrentes age de maneira eficaz na redução da retenção de líquidos, favorecendo a drenagem linfática pois aumenta a mobilização de proteínas para o sistema linfático, que normalmente ficam acumuladas nos tecidos. Essas proteínas que ficariam aglomeradas são postas em movimento, e seu deslocamento para interior dos tubos linfáticos tornam-se acelerada, diminuindo assim a formação do famoso edema e de disfunções ocasionadas pela retenção de líquidos como a celulite.
Os efeitos dessa corrente são cumulativos, normalmente são necessárias 6 sessões mínimas para resultados satisfatório embora resultados iniciais possam ser vistos durante ou após as primeiras sessões.
Apesar da MENS ser muito segura e efetiva para diversos tratamentos estéticos, existem algumas contra indicações que devem ser respeitadas para evitar intercorrências durante o tratamento. As principais restrições para esse procedimento são: epilepsia, gestantes, neoplasias, patologia circulatória, problemas cardíacos, próteses metálicas no local, infeção, dermatite e alergia à correntes.
“A microcorrentes é um recurso de baixo custo para um clínica de estética pois normalmente está presente nos equipamentos conjugados faciais que possuem correntes elétricas, mas infelizmente ainda é pouco utilizado e pouco explorado pelos profissionais” afirma a especialista em saúde estética interdisciplinar Rafaela Pereira.
Acredito que esse pouco uso se deve a dificuldade do profissional a trabalhar de forma adequada com correntes elétricas o que nos faz repensar na necessidade de promovermos maior formação e informação sobre esse recurso tão bom que pode agregar muito na prática clínica e nos resultados, explica Rafaela Pereira.
Outro fator é que os profissionais vivem uma busca incansável por novidades milagrosas que irão revolucionar a estética e proporcionar resultados jamais vistos e acabam se esquecendo de montar tratamentos bem estruturados com recursos que já estão muito bem estudados, com embasamento científico e o acessíveis, que realmente irão proporcionar resultados clínicos significativos.