A princípio o trabalho realizado pelos profissionais da estética pode parecer inofensivo. Porém como em qualquer tipo de trabalho, a área da estética também pode oferecer alguns riscos aos trabalhadores. Por isso a biossegurança é fundamental em nossa área!
O conceito de biossegurança na estética refere-se à prevenção de doenças neste ambiente de trabalho, de modo a minimizar os riscos e promover a saúde dos colaboradores e clientes. Uma das ações de biossegurança para a proteção da nossa saúde durante o atendimento é o uso dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual).
Esses equipamentos são utilizados para impedir que microrganismos provenientes dos pacientes através de fluidos orgânicos, sangue, secreções e excreções contaminem o profissional.
Os Equipamentos de Proteção Individual incluem luvas, jaleco, touca, máscara e óculos de proteção.
LUVAS
São usadas como uma barreira de proteção mecânica, prevenindo a contaminação das mãos ao manipular materiais contaminados, assim reduzindo a possibilidade de transmissão de microrganismos. Sempre lave as mãos antes de vesti-las e atente-se para não sair com as luvas fora do ambiente de trabalho, não abrir portas e não mexer no celular durante seu uso. Nunca reutilize as luvas e faça o descarte de forma segura.
JALECOS
São usados para fornecer uma barreira de proteção a roupa do profissional, protegendo a pele da exposição de sangue e fluidos, reduzindo a transmissão de microrganismos. Deve ser de manga longa e seu uso é permitido somente nas áreas de trabalho, nunca em refeitórios, elevadores, toaletes, e outros locais públicos.
TOUCA
O uso da touca evita a queda de cabelos na área de procedimento, tendo em vista que é uma fonte de infecção, pois pode conter inúmeros microrganismos. Além disso, protege a profissional de uma possível contaminação em seus cabelos, através de secreções que podem espirrar do paciente. Dessa forma, é uma medida de segurança e higiene tanto para o paciente como o profissional, pois ambos devem utiliza-la durante o procedimento.
Os cabelos devem estar totalmente presos, sem mechas aparentes. Toucas descartáveis não devem ser guardadas e reutilizadas, pois apresentam um meio bastante propicio para a proliferação bacteriana.
MÁSCARAS
Importante forma de proteção da boca e nariz contra a ingestão e inalação de microrganismos durante a fala, tosse e espirros. Devem ser utilizadas durante todos os procedimentos, podendo ser usada por no máximo 2 horas e descartada a cada paciente.
ÓCULOS DE PROTEÇÃO
Deve ser utilizado para evitar que sangue, pus ou saliva atinjam os olhos da profissional durante o procedimento. Sua limpeza deve ser realizada com soluções anti-sépticas e germicidas.